quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Biblioteca;

Estava hoje sentada no chão da biblioteca (por pura preguiça de puxar uma cadeira) e procurava livros para servir de base para alguns trabalhos escolares. No entanto, como acontece sempre que eu vou até a biblioteca, me detive em vários livros que não tinham absolutamente nada a ver com o que eu deveria fazer. Certo, até aí tudo bem. Mas já pararam para observar a imensa variedade de pensamentos contidos em uma única biblioteca? São livros de física, matemática, literatura, religião... Uns completanto um outro que não possui aquela informação, outros falam exatamente o contrário do que tem escrito naquele livro interessante, tem aqueles que você precisa de outro pra ler a continuação e estão sempre juntos na prateleira. Tem livros grandes, de bolso, com páginas amarelas, remendados e aqueles com capas belíssimas que nos chamam atenção logo de cara. Daí eu fiquei lá imaginando, fazendo minha comparação completamente metafórica entre livros e pessoas. Os livros que se completam seriam como os amigos, aqueles que podem até estar em prateleiras distantes, mas sempre tem um assunto em comum que os une. Aquele "não sei o quê" que te faz conversar horas e horas, conviver meses e meses, anos e anos, e nunca enjoar daquela pessoa, porque ela te completa e te faz feliz, mesmo que não esteja sempre tão perto. Aqueles que têm algo absolutamente oposto ao outro você pode imaginar imediatamente que seriam inimigos, mas não necessariamente. Opiniões diferente nem sempre são sinônimo de inimizade, elas estão lá para nos fazer refletir, para que não achemos que só há uma verdade (a nossa, no caso). Os livros que vem divididos são aqueles que não existem um sem o outro, que estão sempre juntos, que não fazem sentido se lidos sozinhos. Seria aquela pessoa que lhe acompanharia pro resto da vida, que lhe completaria as idéias. Um livro que mesmo que retirado da prateleira por alguns instantes, e deixado longe de seu par, voltaria àquele exato lugar. Pois é, amigos, como eu já havia dito, existem muitos pensamentos contidos em uma única biblioteca, hoje eu deixei lá este meu pensamento.

2 comentários:

L. C. Cardona disse...

Muito bom...
Mas antes d'eu declarar pública a minha aposentadoria (que os fãs não desesperem, pois é pura mentira) devo elogiar... nathi... sou teu fã.
Pena que o que tu escrevesse não irá amarelar qual as folhas dos livros.

Unknown disse...

"Os livros que se completam seriam como os amigos, aqueles que podem até estar em prateleiras distantes, mas sempre tem um assunto em comum que os une. Aquele "não sei o quê" que te faz conversar horas e horas, conviver meses e meses, anos e anos, e nunca enjoar daquela pessoa, porque ela te completa e te faz feliz, mesmo que não esteja sempre tão perto."

E assim é a nossa amizade.
:*****